Scientia occulta

“(Scientia occulta).

(…) o objetivo perseguido era a determinação do invisível por meio do visível, o numen por meio do fenômeno, a ideia por meio da forma.

(…)

Do mesmo modo que podemos, olhando um signo, deduzir imediatamente a ideia a ele associada, podemos também deduzir imediatamente o invisivel olhando o visível. Entretanto, para descobrir a ideia oculta nos caracteres impressos, precisamos saber ler, isto é, usar um método especial. A fim de descobrir o invisível, o lado oculto do fenômeno, precisamos igualmente saber ler segundo um método especial.

O método mais comum usado pela ciência oculta é a analogia. Graças a ela, determinamos as relações existentes entre os fenômenos.

(…)

1) Caminhe ou, antes, rasteje em volta do monumento enquanto o estuda em todos os detalhes. Dessa maneira, você perceberá a composição de suas mínimas partes, as relações entre elas etc., mas não terá uma ideia da integridade do edificio. É assim que se usa a indução.

2) Suba em um lugar alto e observe o monumento da melhor maneira que puder. Assim você terá uma ideia da integridade dele, mas não de seus detalhes. Esse é o método dedutivo.

Associe o método do médico ao do metafísico e dará origem ao método analógico, a legítima expressão da síntese antiga.”

PAPUS.Tratado elementar de ciências ocultas, Ed. Pensamento, 2022, Pág.37-39.

Capítulo 2

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Consciência

“CONSCIÊNCIA — C.G. Jung: “Quando indagamos qual poderá ser a natureza da consciência, o fato

Leia mais

Associação

“ASSOCIAÇÃO — Encadeamento de ideias, de percepções etc., segundo a semelhança, a conexão e a

Leia mais