Sentimento de vazio

“Justamente a falta de sentimento de ser é responsável pelo autoflagelo. A fenda não é apenas um ritual de autopunição pela própria insuficiência, típica para a atual sociedade do desempenho e da otimização, mas também um grito por amor.

O sentimento de vazio é um sintoma fundamental da depressão e do distúrbio de personalidade borderline. Os borderlines frequentemente não estão em condições de sentir a si mesmos. Apenas pela fenda eles sentem alguma coisa. O sujeito de desempenho depressivo está pesadamente carregado consigo mesmo. Ele está cansado de si mesmo. Completamente incapaz de sair de si próprio, ele se aferra a si mesmo; o que, paradoxalmente, leva ao esvaziamento e à erosão do si. Encapsulado, preso em si mesmo, ele perde toda referência ao outro. Eu me toco, me percebo, porém, apenas por meio do toque do outro. O outro é constitutivo para a formação de um si estável.”

HAN, Byung-Chul.A expulsão do outro: Sociedade, percepção e comunicação hoje. Ed. Vozes, 2022, Local 388-391.

Terror da autenticidade

Publicado por

Juliano Pozati

Strengths coach, Escritor, Espiritualista e empreendedor. Membro do Conselho do The Institute for Exoconsciousness (EUA). Meio hippie, meio bruxo, meio doido. Pai do Lorenzo e fundador do Círculo. Bacharel em Marketing, expert em estratégia militar, licenciando em filosofia. Empreendedor inquieto pela própria natureza. Seu fluxo é a realização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *