Da Linha Mestra à Estrutura

“uma linha mestra exige que, antes de tudo, você identifique uma ideia que possa ser exposta de forma adequada no tempo disponível. Em seguida, construa uma estrutura que ligue todos os elementos da palestra a essa ideia.

(…)

Outra proposta poderia simplesmente apresentar, em sequência, cinco trabalhos separados que interliguem um tema comum, começando e acabando com o projeto corrente. Nessa estrutura, pode-se pensar na linha mestra como um arco que ligue cinco caixas, cada qual representando um trabalho.

Sir Ken Robinson:

A. Introdução – apresentação, o que será exposto

B. Contexto – por que a questão é relevante

C. Conceitos principais

D. Implicações práticas

E. Conclusão

Sir Ken me disse: “Existe uma velha fórmula para a redação de ensaios. Nela, um bom ensaio responde a três perguntas: O qué? E dai? E agora? É mais ou menos isso.”

ANDERSON, Chris, Ted Talks: O Guia Oficial do Ted para Falar em Público, Ed. Intrinseca, 2016, Pág. 48-49.

Capítulo 1 – Fundamentos: Linha Mestra.

Publicado por

Juliano Pozati

Strengths coach, Escritor, Espiritualista e empreendedor. Membro do Conselho do The Institute for Exoconsciousness (EUA). Meio hippie, meio bruxo, meio doido. Pai do Lorenzo e fundador do Círculo. Bacharel em Marketing, expert em estratégia militar, licenciando em filosofia. Empreendedor inquieto pela própria natureza. Seu fluxo é a realização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *