Diversidade

“Nesse tranquilizante se-comparar com tudo, que tudo ‘entende’, o ser-aí é levado a uma alienação na qual o mais próprio poder-ser lhe é ocultado”. O desabamento do horizonte de entendimento cotidiano gera angústia. Apenas na angústia se abre ao ser-aí a possibilidade do [seu] mais próprio poder-ser.

A diversidade permite apenas diferenças conforme ao sistema. Ela representa a alteridade tornada consumível. Assim, ela perpetua o igual de maneira mais eficiente do que a uniformidade; pois, por causa da multiplicidade aparente de primeiro plano, não se reconhece a violência sistêmica do igual. Multiplicidade e escolha emulam uma alteridade que, na realidade, não existe.”

HAN, Byung-Chul.A expulsão do outro: Sociedade, percepção e comunicação hoje. Ed. Vozes, 2022, Local 449-454.

Angústia

Publicado por

Juliano Pozati

Strengths coach, Escritor, Espiritualista e empreendedor. Membro do Conselho do The Institute for Exoconsciousness (EUA). Meio hippie, meio bruxo, meio doido. Pai do Lorenzo e fundador do Círculo. Bacharel em Marketing, expert em estratégia militar, licenciando em filosofia. Empreendedor inquieto pela própria natureza. Seu fluxo é a realização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *