Percepção simbólica

“A percepção simbólica, na condição de reconhecimento, percebe o permanente. O mundo é, desse modo, liberado de sua contingência e ganha algo permanente. O mundo hoje está muito desprovido de simbólico. Dados e informações não possuem força simbólica. Assim, não admite reconhecimento. No vazio simbólico, todas as imagens e metáforas que provocam sentido e comunidade e que estabilizam a vida têm se perdido. A experiência da duração tem diminuindo. E a contingência aumenta radicalmente.

Rituais podem ser definidos como técnicas simbólicas de encasamento. Transformam o estar-no-mundo em um estar-em-casa. Fazem do mundo um local confiável. São no tempo o que uma habitação é no espaço. Fazem o tempo se tornar habitável. Sim, fazem-no viável como uma casa. Ordenam o tempo, mobiliam-no.”

HAN, Byung-Chul.O desaparecimento dos rituais: Uma topologia do presente. Ed. Vozes, 2021, Local 53-56.

Coação de produção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Manifesto da Exoconsciência

Exoconsciência é escuta radical. Escuta do inconsciente, dos sonhos, das sincronicidades, dos ancestrais, dos guias, dos símbolos, da alma, do outro. Escutar é o primeiro ato mágico de cocriação. Quem escuta com profundidade transforma-se em canal de soluções que a mente sozinha jamais conceberia. Em uma sociedade onde todos falam muito tendo tão pouco o que dizer, escutar é em si, um ato silencioso de revolução.

Leia mais

Insanidade moral

“A deficiência moral (insanidade moral) é um estado congênito que se caracteriza pela ausência de

Leia mais