Perguntas Poderosas e a Presença

“(…) escuta é uma competência intimamente ligada à habilidade de perguntar. Afinal, como perguntar respondendo a tudo que foi dito sem escutar? Haja presença! Presença é a competência perseguida nesses tempos líquidos, em que tudo muda a todo tempo e para qualquer direção.”

(…)

“No caso da pergunta instigante ou poderosa, presença é estar aqui, agora, e totalmente focado na agenda do outro.”

(…)

“Quando o perguntador desenvolve um domínio mínimo da competência para fazer perguntas instigantes ou poderosas, ele começa a expressar quem é por meio delas.”

(…)

Estou aqui agora? A agenda da pergunta é minha ou da pessoa?

(…)

“Estou tenso/preocupado com as perguntas/o horário/o resultado desta conversa? Fiz uma pergunta, ou uma comunicação direta (vide parte 1) disfarçada em tom de pergunta?”

GOLDEMBERG, Gilda. Perguntas Poderosas: Um guia prático para aprender a
perguntar e alcançar melhores resultados em coaching. Ed. Casa do Escritor – 2a Edição, 2019. Versão Kindle, posição 947-969.

Publicado por

Juliano Pozati

Strengths coach, Escritor, Espiritualista e empreendedor. Membro do Conselho do The Institute for Exoconsciousness (EUA). Meio hippie, meio bruxo, meio doido. Pai do Lorenzo e fundador do Círculo. Bacharel em Marketing, expert em estratégia militar, licenciando em filosofia. Empreendedor inquieto pela própria natureza. Seu fluxo é a realização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.