“A partir daí, sua figura rechonchuda e simpática esteve sempre presente no mundo do ocultismo francês. Ele se juntou à Ordem Cabalistica da Rosa-Cruz, a principal ordem mágica francesa da época, e refundou a Ordem Martinista, uma tradição do ocultismo cristão que segue próspera nos dias de hoje.
(…)
Ao contrário de alguns autores ocultistas, de ontem e de hoje, Papus nunca deixou de reconhecer quanto aprendera de outros.
(…)
O segundo tema central explorado por Papus em Tratado Elementar de Ciências Ocultas é a diferença entre os meios modernos de lidar com a informação e os métodos usados para o mesmo fim nos mundos antigo e medieval. Segundo ele, as descobertas e realizações de outrora foram amplamente ignoradas nos tempos modernos porque a maioria dos seus contemporâneos não compreende o antigo uso do simbolismo, da fábula e da analogia como recursos para comunicar fatos. Os antigos não compartilhavam da crença moderna segundo a qual o conhecimento deve estar dispoível a todos, não escreviam livros para simplórios ou completos idiotas, como fazemos. Escreviam para quem desejava ardentemente compreender, para quem tinha a paciência e a inteligência para investigar além das formas superficiais, a fim de captar-lhes o significado.
A capacidade de interpretar o simbolismo, a fábula e a analogia já não existia no tempo de Papus, por isso ele devotou um sem número de páginas a instruir os leitores nessa capacidade e despertá-los graças ao processo de extrair conteúdos da herança do passado. Como a maneira simbólica de pensar continua tão fora de moda em nossa época quanto o era na dele, um dos aspectos mais úteis deste livro é o ensino das técnicas necessárias para extrair sabedoria do leque completo de mitos, lendas medievais e do simbolismo esotérico dos antigos.
(…)
Como regra geral, nunca é seguro abordar um texto ocultista presumindo que seu significado superficial seja o único importante; e, em se tratando de Papus, uma abordagem tão simplista seguramente deixará escapar seus sentidos mais sutis (…).”
PAPUS.Tratado elementar de ciências ocultas, Ed. Pensamento, 2022, Pág.08-13.
Prefácio