A magia é a síntese de tudo que existe

“Na magia, o conceito do Universo é a síntese de tudo que existe. Tudo que existe é uma unidade, uma síntese de três elementos essenciais: matéria, vida e energia.

A grande síntese é completamente análoga em suas partes.

(…)

Hermes diz, em Tábua de Esmeralda, que tudo que está em cima é como tudo que está embaixo, e saber disso é o bastante para produzir o milagre de algo.

(…)Tudo é análogo e o processo mágico por excelência é analogia. (…) e o estudo da analogia leva ao conhecimento da magia ou da sabedoria de Salomão.

Tudo é analógico; a lei que governa o mundo também governa a vida de um inseto. Estudar de que modo as células se reúnem para formar um órgão é estudar o modo como os reinos da natureza se reúnem para formar a Terra, um órgão de nosso Universo;é o modo de estudar como as pessoas se reúnem para forma uma família, um órgão da humanidade.

(…)

Tudo é análogo: conhecer o segredo da célula significa conhe cer o segredo de Deus. O absoluto está em toda parte – a totalidade é indivisível em seu todo e em suas partes.

(…)quando percebemos que a força do sangue vem do ar, a força do ar vem da Terra e a força da Terra vem do Sol, dizemos que a vida é força solar transformada.

Para alguns, o homem é matéria, para outros (teólogos) é matéria e espírito. Para a ciência dos magos, ele é o reflexo da vida do Universo e, portanto, tripartido em sua formação: corpo, meio plástico ou corpo astral e alma.”

KREMMERZ, Giuliano. Introdução à ciência hermética: O caminho iniciático para a magia natural e divina. Editora Pensamento, 2022, Pág.47-50.

Primeira Parte

O universo e o homem na Doutrina Oculta

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Neurose

“NEUROSE — Estado de desunião consigo mesmo, causado pela oposição entre as necessidades instintivas e

Leia mais

Mandala

“MANDALA (sânscrito) — Círculo mágico. Na obra de C.G. Jung, símbolo do centro, da meta,

Leia mais