Imaginar, Sonhar e Compreender

“Segundo a dra. Wiessner, essas histórias desempenharam um papel crucial na expansão da capacidade humana de imaginar, sonhar e compreender os pensamentos alheios.

Graças às longas eras em que ouvimos histórias ao redor de fogueiras, nossa mente acompanha uma narrativa muito bem.

(…) é natural que, ao escutar uma história, o ouvinte mostre empatia com as experiências vividas pelos personagens. Ele se vê imerso em seus pensamentos e emoções. Na verdade, sente fisicamente o que os personagens sentem; se eles estiverem estressados, empolgados ou eufóricos, o mesmo acontecerá com o ouvinte. E isso o leva a se interessar pelo desfecho, prende sua atenção.

Quais são os elementos de uma boa história? A fórmula clássica consiste em: um protagonista luta por um objetivo, encontra um obstáculo inesperado e disso resulta uma crise. O protagonista tenta superar o obstáculo, o que leva a um climax e, por fim, a um desenlace. (Também pode haver interrupções e reviravoltas no enredo.)

ANDERSON, Chris, Ted Talks: O Guia Oficial do Ted para Falar em Público, Ed. Intrinseca, 2016, Pág. 69.

Capítulo 2 – Ferramentas da Palestra: Narração.

Publicado por

Juliano Pozati

Strengths coach, Escritor, Espiritualista e empreendedor. Membro do Conselho do The Institute for Exoconsciousness (EUA). Meio hippie, meio bruxo, meio doido. Pai do Lorenzo e fundador do Círculo. Bacharel em Marketing, expert em estratégia militar, licenciando em filosofia. Empreendedor inquieto pela própria natureza. Seu fluxo é a realização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *