Entre fé e ciência há um abismo

“Os melhores tratados sobre ciências ocultas nos dizem que, além da natureza humana, no éter, ou na região da luz astral, existem os espíritos dos mortos, os corpos astrais dos médiuns e iniciados, os espíritos elementais, as concepções humanas, os lêmures, as larvas e todas as criações pecaminosas e incompletas, como tratei na introdução. Mas de acordo com o primeiro preceito da preparação de que falamos antes, devemos pensar e raciocinar por nós mesmos. O iniciador nos diz: “Não acredite”. Entre fé e ciência há um abismo. O iniciador não diz: “Acredite”; ele diz:”Experimente”.

Mas a sabedoria sagrada, que os antigos manifestavam em suas exposições esotéricas, tinha três lados:

a) um lado comum, que era usado para o profano;

b) um lado simbólico, que era filosófico;

c) um lado arcano, que era sagrado e reservado para aqueles que tinham o direito de entrar no templo.

Seu primeiro objetivo em sua aproximação ao domínio oculto da natureza espiritual é tentar conhecer o espírito, demônio ou gênio que representa o degrau imediatamente acima de sua natureza, como ho mem mais ou menos perfeito. O anjo cristão é um espírito de absoluta pureza e um mensageiro de Deus – o demônio, por outro lado, pode variar em sua tendência e purificação.

Vou usar o termo gênio para escapar de restrições e definições. Assim que conhecer seu próprio gênio, será capaz de definir o primeiro deles… e quando tiver conhecido muitos, será capaz de ter um conceito aproximado, mas ainda imperfeito, da escada dourada que começa no menos puro e termina com o mais perfeito.

O que você deve fazer para conhecer seu próprio gênio?

Os antigos ensinavam que, para conhecê-lo, era necessário propiciá-lo pela prática da justiça e pela inocência de nossos hábitos; ele então nos ajudará com sua premonição das coisas que não sabemos, dará um conselho em nossos momentos de indecisão, virá em nosso auxilio quando estivermos em perigo e não nos privará de sua assistência na adversidade. Entrando às vezes em nossos sonhos, por meio de sinais visíveis, ou em outras oportunidades aparecendo diante de nós; é assim que nos ajudará a evitar os males. Vai derramar o bem sobre nós, vai nos levantar quando cairmos, nos sustentar quando estivermos em dúvida, clarear a escuridão de nossa pesquisa, conservar nossa boa sorte, afastando o azar.”

KREMMERZ, Giuliano. Introdução à ciência hermética: O caminho iniciático para a magia natural e divina. Editora Pensamento, 2022, Pág.74-75.

Segunda Parte

Preparação

Gostei e vejo sentido em compartlhar essa ideiA

Facebook
Twitter
Pinterest

QUER MAIS?

Consciência

“CONSCIÊNCIA — C.G. Jung: “Quando indagamos qual poderá ser a natureza da consciência, o fato

Leia mais

Associação

“ASSOCIAÇÃO — Encadeamento de ideias, de percepções etc., segundo a semelhança, a conexão e a

Leia mais