Relato da Cruz

“(…) Monte das Oliveiras, conhecido como Getsêmani (gath shemani, que significa “prensa de azeite”) (…)

(…)

“Pai, se queres, afasta de mim este cálice, todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua’. E então apareceu um anjo do céu e lhe deu forças. E, entrando em agonia, ele orou mais intensamente: e seu suor transformou-se em gotas de sangue que caíram ao chão” (Lucas 22:42-44). Lucas, o autor da passagem, era um clínico, um grego nativo da Antioquia, que escrevia nos distritos de Acaia e Beócia. Ele era bem-educado, conhecia o idioma aramaico e estava familiarizado com as culturas judaica e greco-romana. Concluíra seus estudos na cidade de Tarso e era amigo íntimo de Paulo. Ele colheu informações de testemunhas oculares e documentos e escreveu seu evangelho em 61 d.C., aproximadamente, embora algumas fontes datem-no de 63 d.C.

(…)

Suando Sangue

(…) existe uma rara condição médica chamada hematidrose, também conhecida como Sudorcruentus, Sudor Sanguineus, Suerdesany ou hemorrhagia percutem. A condição é definida no Dicionário Médico Stedman como excreção de sangue ou pigmentos de sangue através do suor. Algumas das primeiras referencias a esse fenômeno fisiológico incluem observações de Aristóteles: “Algum suor com suor sanguinolento”.

Uma busca na vasta literatura médica revelou que um número significativo de casos de hematidrose foram gerados por extremada reação de ansiedade motivada pelo medo.”

Figura: 1-2

Figura: 1-3

“Foto microscópica da pele humana ampliada cem vezes.

a) duto de uma glândula de suor

b) área interior de uma glândula de suor 

c) fornecimento de sangue em tomo da glândula de suor.”

ZUGIBE, M.D, Ph.D. Frederick T.  A Crucificação de Jesus: As Conclusões surpreendentes sobre a morte de Cristo na visão de um investigador criminal. São Paulo: MATRIX, 2008, pág. 19-21.

 

Publicado por

Juliano Pozati

Strengths coach, Escritor, Espiritualista e empreendedor. Membro do Conselho do The Institute for Exoconsciousness (EUA). Meio hippie, meio bruxo, meio doido. Pai do Lorenzo e fundador do Círculo. Bacharel em Marketing, expert em estratégia militar, licenciando em filosofia. Empreendedor inquieto pela própria natureza. Seu fluxo é a realização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.