Significado de Gnosis

Na época da conversão do imperador Constantino, quando o cristianismo se tornou a religião oficial aprovada no século IV, os bispos cristãos, antes vítimas da polícia, agora a comandavam.

Entretanto, aqueles que escreveram e divulgaram esses textos não se consideravam “hereges” (…) Muitos alegam oferecer tradições secretas e ocultas sobre “Jesus” aos “muitos” que formaram, no século II, a chamada “igreja católica. Esses cristãos são hoje conhecidos como gnósticos, termo proveniente da palavra grega gnosis, em geral traduzida como “conhecimento”. Aqueles que dizem não saber nada sobre a realidade suprema são chamados agnósticos (literalmente, “sem conhecimento”), e o indivíduo que afirma conhecê-la é gnóstico (“conhecedor”). Mas gnosis não é, em princípio, conhecimento racional. A língua grega distingue conhecimento científico ou conhecimento reflexivo (“Ele conhece matemática”) e conhecimento por meio da observação ou experiência (“Ele me conhece”), que significa gnosis. Como os gnósticos, ultilizam o termo, poderíamos traduzi-lo como “sabedoria”, pois gnosis envolve o processo intuitivo doconhecimento de si mesmo. (…) Segundo o professor gnóstico Teodato, que escreveu na Ásia menor (140-160d.C.), o gnóstico é aquele que chega a compreender

…quem somos e o que nos tornamos; onde estávamos e para onde vamos (….) para onde partimos apressados; do que estamos sendo libertados; o que é nascimento e o que é renascimento”. (Teódoto, citado em Clemente de Alexandria, Excerpta ex Theodoto 78.2. Daqui em diante citado como EXCERPTA)

PAGELS, Elaine. Os Evangélhos Gnósticos. Editora Objetiva, 1979, pág. XX-XXI.

Capítulo: Introdução.

Publicado por

Juliano Pozati

Strengths coach, Escritor, Espiritualista e empreendedor. Membro do Conselho do The Institute for Exoconsciousness (EUA). Meio hippie, meio bruxo, meio doido. Pai do Lorenzo e fundador do Círculo. Bacharel em Marketing, expert em estratégia militar, licenciando em filosofia. Empreendedor inquieto pela própria natureza. Seu fluxo é a realização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *