Eu Sou – A Consciência Crística

“Uma pessoa comum percebe sua consciência e força vital limitadas pelo corpo; Jesus e as almas espiritualmente adiantadas sentem o universo físico como seu corpo, a onipresente Energia Cósmica como a vida que circula pelas veias de sua forma universal, e a infinita Consciência Crística como o Eu que neles habita.

Portanto, no contexto deste versículo as palavras de Jesus «Eu sou” referem-se à Consciência Crística – a Inteligência subjetiva do universo. A “luz do mundo” refere-se à Energia Cósmica, o Verbo ou Espírito Santo, que dá forma ao cosmos físico, dotando com a vida do poder vibratório inteligente todos os seres e objetos nele presentes – cada elemento, desde o átomo até o sábio, manifestando essa vida inteligente de acordo com o seu potencial evolutivo.

Nas escrituras do Oriente e do Ocidente faz-se referência ao mundo material como “as trevas” porque nele se encontra oculto o Espírito, que é a refulgente essência de todas as coisas. Por meio da meditação profunda o devoto alcança a divina percepção do olho espiritual, situado na fronte, no centro da Consciência Crística; na luz desse “olho único” dissipam-se as trevas da ilusão. O devoto se move num mundo que não é mais um ambiente de matéria densa, mas sim uma admirável estrutura de luminosa energia cósmica e inteligência.”

YOGANANDA, Paramahansa. A Segunda Vinda de Cristo, A Ressurreição do Cristo Interior. Comentário Revelador dos Ensinamentos Originais de Jesus. Vol II. Editora Self, 2017, pág. 454.

Publicado por

Juliano Pozati

Strengths coach, Escritor, Espiritualista e empreendedor. Membro do Conselho do The Institute for Exoconsciousness (EUA). Meio hippie, meio bruxo, meio doido. Pai do Lorenzo e fundador do Círculo. Bacharel em Marketing, expert em estratégia militar, licenciando em filosofia. Empreendedor inquieto pela própria natureza. Seu fluxo é a realização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *